Impressoras 3d, protótipos e muita magia no Workshop Call Zero For Action

“Magical Industry Tour” oferece prototipagem e apoio nas plataformas crowdfunding a inventores com produtos vendáveis

Transformar as ideias dos inventores portugueses em produtos vendáveis à escala global com recurso a financiamento por crowdfunding é o desafio lançado pelo “Magical Industry Tour”, projecto que a AIP apresentou no dia 7 de Dezembro, na sua sede, em Lisboa, num encontro em que intervieram o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, o professor António Câmara, empreendedores, empresários e outros especialistas.

Encorajar a invenção e o empreendedorismo em Portugal com vista à criação de empresas inovadoras e globais é o objectivo do “Magical Industry Tour”, o novo programa da AIP que oferece a possibilidade de fabricar protótipos. O desafio é encontrar produtos inovadores e lança-los no mercado global com o apoio de plataformas “crowdfunding”.

O projecto disponibiliza uma plataforma online de conteúdos que visa a disseminação da informação necessária para a geração de novas ideias, desenvolvimento de protótipos, protecção da propriedade intelectual, comunicação e angariação de financiamentos. Prevê ainda a realização de “workshops” em todo o país, acompanhados por uma unidade móvel, equipada para formação e desenvolvimento de protótipos. Estas iniciativas são necessárias para encorajar a internacionalização dos actuais inventores e para o aparecimento de novos criadores e empreendedores.

Neste primeiro evento do “Magical Industry Tour”, que representou o arranque público do projecto, foram analisadas as melhores práticas internacionais ao nível da “cultura maker”, explicadas as formas de acelerar ideias e promover conteúdos conducentes à criação de empresas, divulgada a prototipagem como instrumento de suporte e teste de produtos, as acções necessárias para proteger a inovação e indicados os instrumentos de financiamento mais adequados à “cultura maker”.

Durante a sessão, no espaço destinado à mostra de protótipos e equipamentos, foi possível acompanhar ao vivo a impressão de um foguetão numa impressora 3D, entre outras peças.

Os participantes no encontro puderam seguir ainda as intervenções de Maria João Quiaios, gestora do projecto, Celso Martinho, da empresa Bright Pixel, (“Da ideia ao protótipo”), Rui Gouveia/ComOn (“Comunicar para o mercado”), Jorge Faustino/RCF Protecting Innovation (“Proteger a inovação”) e Cristina Gouveia/GPPQ Horizonte 2020 (“Financiamento crowdfunding”).

Duarte Freire e Vasconcelos, um dos sócios da Blocks Technology, startup portuguesa de desenvolvimento de impressoras 3D que criou as máquinas de prototipagem utilizadas no workshop “Magical Industry” – entre elas, a “Blocks Zero”, a sua mais pequena e acessível impressora 3D –, explicou como está a decorrer a campanha “crowdfunding” da empresa, lançada na plataforma Indiegogo.

José Eduardo Carvalho, que interveio na abertura da etapa inaugural desta volta empreendedora a Portugal da AIP, referiu que nos últimos anos temos vindo a assistir a “um choque de empreendedorismo”, com relevância, sobretudo, do empreendedorismo de base tecnologica.

“Há um conjunto de infra-estruturas no país propociador de novas dinâmicas empresariais, evoluiu a criação de empresas de média, alta intensidade tecnológica e orientadas para o mercado global, constituiram-se ecosistemas de empreendedorismo nas principais metrópoles portuguesas e onde normalmente funcionam as melhores universidades, as start up começaram a atrair investimento internacional, o empreendedorismo e a inovação constituiram-se como prioridade da política pública portuguesa e o sistema formal de ensino, sobretudo o universitário, começou a adoptar o empreendedorismo”, precisou o presidente da AIP.

António Câmara, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, que integra a equipa de desenvolvimento do novo projecto da AIP, interveio sobre os ecossistemas criativos nos EUA, Dinamarca, Finlândia, Holanda, países de referência que a AIP visitou e analisou para elaborar o relatório de “benchmarking” que também esteve na base do “Magical Industry Tour”.

Vídeo do evento de apresentação do projecto Magical Industry Tour | 1ª Parte

Vídeo do evento de apresentação do projecto Magical Industry Tour | 2ª Parte

Newsletter

Receba as novidades no seu email