Finalistas do secundário conheceram tecnologias de fabricação digital e de prototipagem

Um grupo de alunos do 12.º ano visitou o FabLab EDP, em Lisboa, no dia 16 de Dezembro, no âmbito do “Magical Industry Tour”, projecto da AIP que tem como objectivo transformar as ideias dos inventores portugueses em produtos vendáveis à escala global.

Os alunos que participaram nesta sessão do “Magical Industry Tour”, das àreas de ciências, artes e economia, ficaram a conhecer as mais recentes tecnologias de fabricação e de prototipagem bem como os equipamentos disponíveis no FabLab EDP, estrutura privada inserida no Grupo EDP que, no âmbito da sua política de responsabilidade social, faculta acesso gratuito a qualquer cidadão que pretenda testar e materializar a sua ideia.

O “Magical Industry Tour” foi lançado para encorajar a invenção e o empreendedorismo em Portugal com vista à criação de empresas inovadoras e globais, facilitando a possibilidade de fabricar protótipos. O desafio é encontrar produtos inovadores e lançá-los no mercado global com o apoio de plataformas “crowdfunding”.

Os responsáveis do FabLab EDP Jorge Dias, Nuno Frutuoso e Délio Vicente receberam e explicaram aos alunos, as técnicas mais recentes de um laboratório de fabricação digital, recorrendo a algumas das suas invenções, como uma máquina para limpeza rápida e com baixo custo de painéis fotovoltaicos ou um drone para monotorização e manutenção das linhas de alta tensão, evitando assim o uso de helicóptero e a intervenção humana.

O FabLab EDP tem como principais objetivos “reforçar a promoção da cultura da inovação e criatividade dentro do Grupo EDP, interagir com a sociedade, alavancando o empreendedorismo e estimulando a cidadania participativa, facultando os meios propícios à geração e implementação de ideias, dando especial relevância ao conceito “learn by doing”, através de uma educação técnica informal”. Para o efeito, dispõe de várias tecnologias de fabricação digital que tornam possível a materialização e obtenção rápida de protótipos.

Newsletter

Receba as novidades no seu email