Benchmarking

O “Relatório de Benchmarking – Análise de Ecossistemas Criativos” tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as melhores práticas internacionais na criação de um ecossistema de apoio a makers e empreendedores para que criem novos produtos e os comercializem à escala global.

O relatório apresenta os fatores distintivos que contribuem para o reconhecido sucesso dos ecossistemas empreendedores existentes na Dinamarca, Finlândia, Holanda e EUA, relevando o papel e contributo dos principais atores destes ecossistemas na criação de infraestruturas e dinâmicas inovadoras, como as que ocorrem em FabLabs e outros Makerspaces.

Para o efeito, foram realizadas visitas a centros de empreendedorismo e inovação localizados em Copenhaga, Oulu, Amsterdão, Roterdão, Delft e Boston e procedeu-se à recolha e tratamento de um conjunto amplo de informação associada às temáticas em reflexão.

As novas tecnologias de fabricação digital, ferramentas de colaboração e divulgação online, e a redução drástica de custos na eletrónica estão a contribuir para a criação de uma nova comunidade de inventores. O caminho da ideia ao produto é hoje mais curto e menos dispendioso, tornando-se acessível a criativos em qualquer lado do mundo.

Este novo movimento é particularmente promissor e, nesse sentido, a AIP-CCI estudou países na vanguarda da inovação – Dinamarca, Finlândia, Holanda e EUA – para proporcionar condições semelhantes aos criativos portugueses e alicerçar as bases para um país mais empreendedor, inovador e competitivo.

Newsletter

Receba as novidades no seu email